Imagem do post O que tomar para dar energia e disposição: alimentos e mais


Os alimentos são a maior fonte nutricional do homem, proporcionando saúde, energia e vitalidade. Por isso, para manter o ritmo da rotina diária, é muito importante entender o que tomar para dar energia e disposição ¹.

Afinal, uma dieta variada proporciona os substratos necessários para o organismo funcionar corretamente e, assim, você consegue realizar suas tarefas diárias de forma eficiente, sem sentir aquele cansaço e desânimo.

Isso porque o próprio corpo precisa de energia para executar suas funções, além da energia necessária para movimentá-lo no dia a dia.

Para saber como manter a disposição lá em cima, veja dicas de o que tomar para dar energia e disposição de forma natural, como os alimentos, e com suplementos alimentares, além de outros hábitos essenciais para mandar o cansaço e a preguiça para longe. Boa leitura!

Alimentos que dão energia e disposição

Os alimentos são a principal fonte de nutrientes, como vitaminas e minerais, que são responsáveis por determinadas funções no corpo ². Separamos abaixo os que contribuem para o aumento da energia e disposição!

Alimentos ricos em vitaminas do complexo B

Quase todas as vitaminas do complexo B ajudam a produção de energia para o organismo. Porém, como não são armazenadas em quantidade necessária no corpo, é preciso obtê-las por consumo de alimentos e/ou suplementos ².

Entre todas as vitaminas do complexo B, destacamos quatro delas quando o assunto é aumento de energia e disposição: a B1 (tiamina), B2 (riboflavina), vitamina B6 (piridoxina) e biotina (ex-vitamina B7) ²,³,⁴.

De modo geral, elas contribuem para que enzimas realizem funções como quebra de proteínas, carboidratos e lipídios (gorduras) para liberar energia no organismo e transporte de oxigênio e nutrientes para cada célula do corpo ³.

Veja quais alimentos são fontes dessas quatro vitaminas do complexo B.

  • Vitamina B1 (tiamina): cereais integrais, castanhas, farelo de trigo, ovos, carne de boi e frango, frutas, hortaliças, entre outros ².
  • Vitamina B2 (riboflavina): leite e derivados, vegetais verdes folhosos (couve, brócolis etc), ovos, ervilhas, carnes e vísceras (fígado e rins) ².
  • Vitamina B6 (piridoxina): fígado, atum, salmão, cereais fortificados, aves, vegetais folhosos verde-escuros, banana, mamão, laranja etc. ³.
  • Biotina: fígado, ovos cozidos, salmão, abacate, carne de porco, nozes, sementes, entre outros ⁴.

Alimentos ricos em ferro

O ferro é um micronutriente que desempenha funções de imensa importância no organismo, como transporte de oxigênio no sangue e nos músculos e produção de energia para o corpo, enviando o cansaço e a fadiga ⁵.

Nos alimentos, ele é encontrado de duas formas, o ferro não-heme, em alimentos de origem vegetal, e o ferro heme, em alimentos de origem animal. Veja quais são eles ⁶:

  • vísceras, como fígado;
  • marisco;
  • carnes vermelhas;
  • ovos;
  • nozes;
  • sementes;
  • frutos secos;
  • feijão.

Para elevar a absorção do ferro no organismo, é essencial consumir vitamina C na refeição, como um copo de suco de laranja ⁶.

Suplementos alimentares que dão energia e disposição

Cafeína

A cafeína possui efeito psicoestimulante do Sistema Nervoso Central e o seu consumo auxilia a aumentar a energia, o estado de alerta, a concentração e o foco e a reduzir o cansaço e a sonolência ⁷,⁸.

Guaraná

O guaraná possui um componente quimicamente idêntico à cafeína. Uma semente de guaraná tem cerca de 5 a 6% de cafeína, com teores mais elevados do que o café e o cacau ⁹.

Especialistas apontam que o efeito estimulante de 1g de guaraná equivale a 40 mg de cafeína ⁹.

Maca peruana

Já a maca peruana, conhecida por seus poderes afrodisíacos, ganha destaque quando o assunto é o que tomar para dar energia e disposição de forma natural ¹⁰.

Vários estudos comprovaram que ela melhora o desempenho físico e esportivo. Em um deles, houve melhora no tempo de desempenho de ciclistas em uma corrida de 40 km após o consumo do extrato de maca peruana durante 14 dias seguidos ¹⁰.

Outros compostos

Várias outras substâncias também se destacam em suas propriedades que auxiliam a produção de energia no corpo. Entre elas, citamos algumas presentes em bebidas energéticas e suplementos alimentares líquidos ⁹:

  • taurina: um dos aminoácidos mais abundantes no organismo, contribui para produzir energia e melhorar o desempenho físico ⁹;
  • arginina: esse aminoácido auxilia a melhora do desempenho físico, redução da fadiga e aumento no pico de energia ¹¹.

Por isso, ao buscar o que tomar para dar energia e disposição para malhar, muitos atletas amadores e profissionais optam por suplementos que reúnem compostos com esses aminoácidos e vitaminas específicas, como as do complexo B.

Hidratação

Ao falar sobre o que tomar para dar energia e disposição de forma caseira, nossa dica é a mais simples e prática de todas: beba água!

O corpo é composto em sua maior parte por água e, por isso, necessita dela para continuar funcionando adequadamente. Caso haja fique em desequilíbrio, o cansaço e a fadiga são um dos primeiros sintomas a aparecer ¹².

Ao movimentar-se, o corpo também precisa de água para regular sua temperatura por meio do suor. Além disso, há perdas de líquido pela pele, respiração, urina e fezes. Logo, é indispensável manter a hidratação em dia para ter energia diariamente, suprindo as necessidades energéticas de todo o organismo ¹².

Hábitos para dar energia e disposição

A boa notícia é que existem hábitos que também influenciam diretamente o aumento de energia e disposição. Além de alimentação saudável e hidratação, destacamos ¹³:

  • coma bem no café da manhã: inclua alimentos com baixa índice glicêmico para serem digeridos mais lentamente e não causarem queda de energia. Indica-se consumir, no mínimo, 25% do valor energético total do dia durante essa primeira refeição;
  • mexa o corpo regularmente: o exercício físico regular, podendo ser até mesmo uma caminhada, contribui para elevar a energia diária, além de reduzir o estresse;
  • saia da tela e relaxe um pouco, principalmente se você trabalha em frente ao computador.
  • tenha momentos de lazer: sair da rotina é ótimo para aumentar o bem-estar, proporcionando mais energia e disposição ao longo dos dias.

Suplementos

Outra opção do que tomar para dar energia e disposição é Engov Up. Essa bebida possui uma exclusiva tríade de energia: taurina, cafeína e arginina ¹⁴.

Com o objetivo de auxiliar o metabolismo energético e o aumento da energia, do foco e da concentração, seu consumo recomendado para adultos e de uma lata de 269ml por dia ¹⁴.

Com zero açúcares, baixo teor de sódio e gaseificado, o Engov Up está disponível nos sabores Morango + Kiwi, Original e Melancia ¹⁴.

As pessoas também perguntam

O que tomar para ter mais ânimo e disposição?

Para ter mais ânimo e disposição são indicados alimentos ricos em vitaminas do complexo B, como cereais integrais, castanhas, ovos, carne de boi e frango, frutas, hortaliças; e em ferro, encontrado em carnes, vísceras e verduras. Além disso, substâncias como cafeína, guaraná, maca peruana, taurina e arginina ajudam a aumentar a energia.

Qual vitamina é boa para dar energia e disposição?

As vitaminas do complexo B são as mais recomendadas para auxiliar o aumento da energia, especialmente a vitamina B1 (tiamina), vitamina B2 (riboflavina), vitamina B6 (piridoxina) e biotina. Elas atuam no metabolismo energético do corpo ao contribuir para a quebra de proteínas, carboidratos e gorduras e transformá-los em energia.

O que tomar para dar energia e disposição caseiro?

Em casa, dá para investir no aumento da energia e disposição com essas dicas: beba bastante água e mantenha a hidratação em dia; consuma maca peruana, guaraná e cafeína (com moderação); exercite-se regularmente; durma bem; tome um café da manhã reforçado; e tenha momentos de lazer e relaxamento.

Engov UP. Alimento isento de registro conforme RDC 27/2010.

Saiba mais sobre Engov UP

1. MAN, DETERMINATION OF ENERGY METABOLISM IN. "Determinação do metabolismo energético no homem." Medicina, Ribeirão Preto 31 (1998): 13-21.

2. Rubert, Aline, et al. "Vitaminas do complexo B: uma breve revisão." Revista Jovens Pesquisadores 7.1 (2017): 30-45.

3. Harvard School of Public Health. B Vitamins [Internet]. The Nutrition Source. 2019. Disponível em: https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/vitamins/vitamin-b/. Acesso em: setembro/2023.

4. Harvard School of Public Health. Biotin – Vitamin B7 [Internet]. The Nutrition Source. 2019. Disponível em: https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/biotin-vitamin-b7/. Acesso em: setembro/2023.

5. Farias, Natália Leitzeke, Romina Buffarini, and Alessandra Doumid Borges Pretto. "Consumo de vitaminas e minerais por atletas de futebol de campo." RBFF-Revista Brasileira de Futsal e Futebol 14.59 (2022): 475-484.

6. Amorim, Samuel, and Nuno Loureiro. "Ferro e exercício físico." Ciclismo FPd. Federação Portuguesa de Ciclismo (2013).

7. Glade MJ. Caffeine-Not just a stimulant. Nutrition. 2010 Oct;26(10):932-8

8. Alves R.C. et al. Health benefits of coffee: myth or reality? Quim. Nova. Vol. 32. No. 8, 2169-2180. 2009.

9. de CARVALHO, Joelia Marques, et al. "Perfil dos principais componentes em bebidas energéticas: cafeína, taurina, guaraná e glucoronolactona." Revista do Instituto Adolfo Lutz 65.2 (2006): 78-85.

10. Liberato, Nádia Soares, Alline Benamor Sandes, and Silvia Rafaela Mascarenhas Freaza Góes. "COMPARAÇÃO ENTRE AS PROPRIEDADES FUNCIONAIS DA MACA PERUANA (LEPIDIUM MEYENII) DESCRITAS NA LITERATURA CIENTÍFICA E AS DISSEMINADAS NA MÍDIA."

11. Angeli, Gerseli, et al. "Investigação dos efeitos da suplementação oral de arginina no aumento de força e massa muscular." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 13 (2007): 129-132.

12. Carvalho, Tales de, and Lourenço Sampaio de Mara. "Hidratação e nutrição no esporte." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 16 (2010): 144-148.

13. Saúde M. Cemig Saúde - Conheça 6 hábitos que aumentam a disposição [Internet]. www.cemigsaude.com.br. [cited 2023 Sep 29]. Available from: https://www.cemigsaude.org.br/site/pagina/detalhe/19927

14. Embalagem do Engov Up

Últimas notícias