Imagem do post Bebidas funcionais: veja quais são os tipos e saiba escolher


As bebidas funcionais se tornaram as queridinhas de uns anos para cá. O setor de alimentos funcionais, que inclui ainda suplementos, está em amplo crescimento ¹.

Essa alta procura por bebidas funcionais têm explicação: pela facilidade de consumir, incluindo tamanho, formato e estabilidade de armazenamento. Além disso, seus nutrientes colaboram para o bom funcionamento do corpo, atuando em uma ou mais funções do organismo ¹.

Continue a leitura e entenda mais sobre as bebidas funcionais e seus principais tipos e benefícios!

O que são bebidas funcionais?

As bebidas funcionais são tipos de líquidos não alcoólicos que possuem ingredientes nutritivos em sua fórmula, como vitaminas, sais minerais, aminoácidos, fibras alimentares, probióticos, frutas, entre outros ¹. Para ficar mais claro, alguns exemplos são as bebidas vegetais, energéticas, fermentadas e esportivas.

Alguns dos ingredientes selecionados são chamados de compostos bioativos, que ajudam uma ou mais funções do organismo. Eles podem ser antioxidantes, fibras alimentares, prebióticos, proteínas, ácidos graxos e mais ¹.

As bebidas estão incluídas na categoria de alimentos funcionais, assim como os suplementos. Pesquisas apontam que eles possuem nenhum ou pouco efeito colateral e podem ser usados como complemento alimentar para ajudar a equilibrar o funcionamento de determinada parte do organismo ¹.

Porém, destacamos que o termo “alimento funcional” possui interpretações distintas em diversos países. Alguns pesquisadores fizeram um resumo de seu vasto significado ¹:

  • naturalmente saudável não modificado;
  • com componentes melhorados por meio de práticas especiais de cultivo;
  • com componentes adicionados ou removidos por meios tecnológicos para fornecer benefícios à saúde que não eram oferecidos;
  • produto alimentar modificado enzimaticamente, quimicamente ou tecnologicamente para gerar benefícios ao corpo;
  • entre outros.

Quais os tipos de bebidas funcionais?

Os mais comuns tipos de bebidas funcionais são ¹:

Leia também: Descubra o que é isotônico e a sua importância para o corpo

Benefícios das bebidas funcionais

É claro que os benefícios das bebidas funcionais variam de acordo com os ingredientes da sua fórmula. Logo, podemos dizer que cada uma delas possui finalidades distintas, influenciando positivamente uma ou mais funções do organismo, além de oferecer valores nutricionais importantes ¹.

Entre os principais benefícios e tipos de bebidas funcionais estão a colaboração para ¹,²,³:

  • a melhora das condições físicas e mentais;
  • o estímulo do sistema imunológico;
  • o combate do estresse, envelhecimento, etc;
  • a oferta de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias;
  • a melhora do bem-estar;
  • o aumento do desempenho físico e de energia;
  • a melhora da pele e do cabelo;
  • o controle de peso corporal;
  • a melhora na saúde do intestino;
  • o aumento do foco e da concentração;
  • entre muitos outros.

E esses efeitos benefícios são causados, por exemplo, pela reposição de líquidos e eletrólitos perdidos e ingestão de determinadas vitaminas, minerais e outros nutrientes ².

Portanto, de forma saborosa e refrescante, as bebidas funcionais podem contribuir com a saúde e o bem-estar geral do corpo, sendo mais atuante em determinadas funções, órgãos e sistemas.

As que possuem eletrólitos, carboidratos, minerais e outros componentes, por exemplo, auxiliam a hidratação depois de atividades intensas e exercícios físicos ⁴.

Desse modo, é fundamental se atentar ao rótulo da bebida e a descrição de seus ingredientes a fim de entender sua finalidade. Outro ponto é seguir à risca sua indicação de consumo para não ingerir em excessos os nutrientes ¹.

Saiba mais: Quanto tempo dura o efeito do energético no corpo?

Como saber qual bebida funcional escolher?

Sabemos que existem diversas opções de bebidas funcionais, por isso, o primeiro passo para escolher a melhor é justamente entender o seu objetivo: quer auxiliar o aumento de energia? Quer se recuperar e reidratar? Quer melhorar o funcionamento do intestino?

Assim, é possível limitar a busca pelas bebidas para atender às suas necessidades. Veja alguns exemplos abaixo.

Bebidas probióticas e ricas em fibras

São indicadas para quem deseja restaurar o equilíbrio da flora intestinal e melhorar o funcionamento do intestino e o processo de digestão ².

Bebidas com cafeína

Contribuem para o aumento de energia, do estado de alerta e da melhora da função cognitiva ¹.

Aprenda: Para que serve a cafeína e qual a quantidade ideal para a saúde?

Bebidas esportivas

Para repor líquidos e eletrólitos (sais minerais) perdidos pelo suor durante a prática de exercícios ou momentos intensos. Além disso, auxiliam a recuperar os músculos e elevar a energia com oferta de carboidratos, como a glicose ³.

Elas também podem ter a finalidade de pré-treino e ajudam a melhorar o desempenho físico e a resistência muscular ³.

Bebidas com ácidos graxos essenciais

Os ácidos graxos essenciais, como o ácido linolênico (ômega 6) e o ácido linoleico (ômega 3) podem ser oferecidos nesses tipos de bebidas com o objetivo de auxiliar a redução de inflamações e o fortalecimento do sistema imunológico ⁴.

Lembramos que tanto as bebidas quanto os alimentos funcionais devem ser consumidos como um complemento à alimentação diária, não podendo substituir refeições. E ainda devem ser consumidos de acordo com a recomendação do produto ¹.

Conheça abaixo o Engov After, um suplemento alimentar líquido que tem a função de auxiliar a recuperação de líquidos e sais minerais perdidos após momentos intensos e o fornecimento de energia, com carboidratos e cafeína em sua fórmula ⁵!

Engov After: Recupera *, Reidrata e Reenergiza ** 

Engov After é um novo conceito de bebida feito especialmente para te ajudar na recuperação* e reidratação dando aquele up depois de momentos intensos ⁵!

Engov After está disponível em 4 sabores deliciosos e refrescantes ⁵.  

Escolha o seu favorito aqui

Engov After. Você pronto pra próxima. 

Engov After. Alimento isento de registro conforme RDC 27/2010. Janeiro/2024.

*Recupera eletrólitos e líquidos perdidos durante a atividade intensa.

**Glicose, carboidrato fonte de energia.

***Citrato trissódico dihidratado e cloreto de sódio: fontes de sódio.

Saiba mais sobre Engov After

Últimas notícias