Apesar de já ter ouvido falar sobre o medicamento, você sabe como tomar Engov corretamente? Se tem qualquer dúvida sobre seus efeitos, indicações de consumo ou como funciona no corpo, continue a leitura!
De modo geral, a indicação de Engov comprimido é para o alívio dos sintomas associados à dor de cabeça, como mal-estar e indisposição, azia e alergias¹.
Para entender como o medicamento funciona, em que momento tomar e a dose correta, continue no artigo e aprenda!
Resumo:
- Engov comprimido tem função analgésica, anti-histamínica e antiácida, que alivia dores de cabeça e sintomas relacionados, como mal-estar e indisposição, alergias e azia.
- A recomendação para uso oral e adulto é tomar de um a quatro comprimidos de Engov ao dia, sem exceder a dose máxima diária de quatro unidades¹.
- Caso os sintomas não passem, pode consumir outra dose. O importante é respeitar o limite máximo diário1.
Conteúdos relacionados:
- Qual remédio tomar antes de beber para não ter ressaca?
- Desidratação: guia completo com causas, sintomas e tratamentos
- Para que serve a cafeína? Quanto tempo duram os efeitos?
Boa leitura!
Como o Engov funciona?
O Engov funciona como analgésico para aliviar dores de cabeça e sintomas relacionados, como mal-estar e indisposição, e anti-histamínico para auxiliar no alívio de alergias. Além disso, tem função antiácida¹.
É válido destacar que o Engov comprimido atua como estimulante suave do Sistema Nervoso Central (SNC), o que contribui com o alívio das dores. O tempo de início dos efeitos do medicamento varia conforme o histórico de cada pessoa¹.
Qual é a composição do Engov?
A composição do Engov é:
- maleato de mepiramina (15 mg)¹;
- hidróxido de alumínio (150 mg)¹;
- ácido acetilsalicílico (150 mg)¹;
- cafeína (50 mg)¹.
Além de amido, sacarose, corante amarelo de tartrazina (C.I. n° 19140), corante vermelho (C.I. n.º 16185), azul de indigotina (C.I. n.º 73015), dióxido de silício e estearato de magnésio¹.
Quais são os efeitos?
O Engov serve para auxiliar o alívio do mal-estar e da indisposição associados à dor de cabeça, devido à ação analgésica proporcionada pelo ácido acetilsalicílico¹.
A cafeína, por ser estimulante suave do Sistema Nervoso Central, quando associada ao analgésico, contribui para a redução de dores. Já o hidróxido de alumínio é o responsável pela ação antiácida do medicamento¹.
A composição de Engov ainda inclui o maleato de mepiramina, que age no alívio de sintomas de alergia devido à sua atuação como anti-histamínico¹.
Quando devo tomar Engov?
O Engov é indicado para quem está com sintomas de dor de cabeça e alergia, além de desconfortos associados, como indisposição*, mal-estar no corpo* e azia¹.
*Relacionados à dor de cabeça.
Como tomar Engov corretamente?
A recomendação para uso oral em adultos é tomar de um a quatro comprimidos ao dia, sem exceder a dose máxima diária de quatro unidades. Administre o medicamento até obter alívio dos sintomas de dores de cabeça ou alergia, sem ultrapassar a quantidade indicada para consumo¹.
Em dores de cabeça leves a moderadas, o remédio promove o efeito esperado dentro de 60 minutos após a ingestão. Porém, caso os sintomas não desapareçam, o ideal é procurar orientação médica¹.
O tempo de início da ação de Engov varia conforme o histórico de cada pessoa¹.
Para quem Engov é contraindicado?
O Engov é contraindicado para:
- pacientes com histórico de alcoolismo crônico¹;
- pacientes com antecedentes de hipersensibilidade a qualquer uma das substâncias da composição¹;
- ingestão com fármacos que deprimem o SNC e bebidas alcoólicas¹;
- pessoas com úlcera gastroduodenal, devido à presença de cafeína¹;
- mulheres grávidas pela atuação estimulante da cafeína, principalmente durante os três primeiros meses de gestação. Use apenas com orientação médica¹;
- pessoas com suspeita ou diagnosticadas com dengue, porque o ácido acetilsalicílico tem ação antiagregante plaquetária¹;
- menores de 12 anos¹.
Além dessas contraindicações, a recomendação é de que diabéticos devem consumir Engov com cautela, pois há açúcar na fórmula. Por conter o corante amarelo Tartrazina, pode causar alergias, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico¹.
O remédio também pode causar doping. Logo, siga as recomendações de uso e não exceda o limite máximo de consumo diário¹.
Engov também deve ser ingerido com cautela por:
- pacientes com função renal comprometida¹;
- mulheres que amamentam — até 48 horas depois do consumo do medicamento¹;
- pessoas que precisam dirigir veículos ou operar máquinas durante o tratamento com Engov, pois a habilidade e atenção podem estar prejudicadas¹.
Quais são os possíveis efeitos colaterais?
O uso na dose diária recomendada é seguro. Porém, pessoas com histórico de reação alérgica a outras substâncias podem ter maior risco de apresentar efeitos colaterais ao tomar Engov. Nesse caso, é preciso suspender o tratamento imediatamente e procurar um médico¹.
Alguns possíveis efeitos colaterais das substâncias da fórmula de Engov são:
- ácido acetilsalicílico: uso prolongado em altas doses tem associação com necrose papilar renal¹;
- hidróxido de alumínio: altas doses podem provocar constipação intestinal, principalmente em indivíduos com problemas renais agudos¹;
- maleato de mepiramina: pode causar sedação¹;
- cafeína: algumas reações referem-se principalmente ao SNC e sistema circulatório, como insônia, agitação e excitação como sintomas iniciais, que podem progredir até leve delírio, zumbidos, tremor e tensão muscular, taquicardia e respiração acelerada¹.
FAQ
Para que serve o Engov para ressaca?
Engov não é indicado para ressaca. O medicamento auxilia na redução de sintomas de alergias, azia e dor de cabeça e seus desconfortos associados, como indisposição e mal-estar no corpo. Portanto, utilize apenas nessas ocasiões¹.
Qual o efeito do Engov?
Os efeitos de Engov comprimido são ação antiácida, anti-histamínica, analgésica e estimulante suave do Sistema Nervoso Central (SNC). Portanto, ajuda a aliviar mal-estar e indisposição associados à dor de cabeça, reduzir sintomas de alergia e azia, que podem causar enjoo e má digestão¹.
Como tomar Engov que vem 2 comprimidos?
Muitas pessoas têm dúvidas sobre tomar dois comprimidos de Engov de uma vez. A indicação é que tome uma dose e aguarde a ação do medicamento. Caso os sintomas não passem, pode consumir outra. O importante é respeitar a dose máxima diária que é de quatro comprimidos1.
Como tomar Engov comprimido com água?
O modo indicado para tomar Engov é ingerir o comprimido com um auxílio de um pouco de água ou outro líquido, o suficiente para engolir sem dificuldade. Tome assim que começarem os primeiros sintomas de mal-estar, indisposição, dor de cabeça ou azia. Em pouco tempo, o remédio faz efeito1.
Vai de boa, vai de Engov
Agora que você já sabe como tomar Engov e como o medicamento atua no organismo, siga as recomendações indicadas para consumo. Ou seja, para o alívio de sintomas indesejados, como a dor de cabeça, mal-estar*, indisposição*, alergia e azia¹.
Se tiver qualquer dúvida sobre o medicamento, consulte o farmacêutico¹.
*Relacionados à dor de cabeça.
Engov. maleato de mepiramina, hidróxido de alumínio, ácido acetilsalicílico e cafeína. Indicação: alívio dos sintomas de dores de cabeça e alergias. MS 1.7817.0093. ESTE MEDICAMENTO É CONTRAINDICADO EM CASOS DE SUSPEITA DE DENGUE. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Outubro/2024.