Imagem do post Energético faz mal? Entenda mitos, verdades e saiba escolher


Se quer saber se tomar energético faz mal, está no texto certo! Afinal, esse produto é elaborado com diversos componentes que atuam diretamente no organismo e, principalmente, no Sistema Nervoso Central. Logo, é necessário entender melhor sobre ele e sua recomendação de consumo ¹.

As bebidas “energy drink”, chamadas popularmente de energéticos, crescem cada vez mais no mercado brasileiro e de outros países, principalmente entre atletas e jovens que possuem rotina corrida com estudo e trabalho ¹,².

Só que assim como muitos outros produtos e alimentos, é preciso entender a quantidade correta de consumo para não ingerir demais determinados nutrientes, como cafeína, açúcar e sódio. Vamos aprender sobre esse assunto para você fazer a escolha certa?

Continue a leitura e confira se tomar energético faz mal para a saúde, quais as contraindicações e qual o melhor energético para consumir e sua dose ideal. Aproveite!

Energético faz mal?

O energético pode fazer mal se não for consumido na quantidade adequada. E entre os problemas mais estudados por especialistas estão a intoxicação gerada pelo excesso de açúcar, sódio e cafeína e pela sua mistura frequente com bebidas alcóolicas ².

Explicamos melhor abaixo cada um deles.

Excesso de açúcar

Um dos grandes vilões de bebidas e alimentos pronto para consumo é o açúcar, que pode ser incluído na fórmula como xarope de milho, sucrose, frutose, etc ³.

Apesar de determinada quantidade de açúcar ajudar a melhorar o desempenho físico, reduzir a fadiga muscular e manter o glicogênio nos músculos por mais tempo, é preciso saber que é preciso consumi-lo com moderação ³.

Em média, os energéticos que possuem algum tipo de açúcar em sua fórmula, têm 54 g dessa substância, sendo uma quantidade parecida com a presente em refrigerantes, por exemplo ³.

E porque o açúcar faz tão mal à saúde quando ingerido em excesso? Ele contribui para a obesidade, alteração da cor dos dentes e ainda pode desencadear várias doenças, como diabetes ³.

A boa notícia é que existem bebidas energéticas sem açúcares, como é o caso do Engov Up!

Mistura com bebida alcóolica

Outro ponto abordado pelos especialistas quando o assunto é se o energético faz mal à saúde, é sua associação com bebida alcoólica. Eles relatam que algumas substâncias, como a cafeína, potencializam os efeitos nocivos do álcool no corpo e na mente ¹,³,⁴.

Isso porque o álcool e a cafeína são substâncias diuréticas, que elevam a quantidade e a frequência da urina, acelerando a desidratação. O que prejudica que o organismo metabolize o etanol de forma apropriada ³.

Excesso de sódio

Quando falamos sobre o excesso de sódio na alimentação, precisamos destacar que ele é associado a diversas doenças crônicas, como hipertensão arterial e problemas no coração ⁵.

Destacamos que o suplemento alimentar líquido Engov Up possui baixo teor de sódio.

Excesso de cafeína

A cafeína é uma substância que age como um suave estimulante do Sistema Nervoso Central, tendo ação rápida no organismo. Por isso, ela é benéfica quando consumida com moderação ¹.

Entre seus benefícios estão o aumento do estado de alerta e vigília, redução da sensação de cansaço e fadiga, melhora da capacidade de memória e funções cognitivas, maior foco para realizar tarefas, entre outros ¹,³.

Porém, se houver um consumo acima do recomendado no rótulo do energético (superdosagem), é possível que a cafeína gere alguns efeitos colaterais, como irritabilidade, ansiedade, insônia, taquicardia, arritmia, tontura, vômito, entre outros ¹. E ainda problemas gástricos e perda do apetite ².

Geralmente a cafeína é o principal ingrediente de energéticos, sendo encontrada também em café, chás, plantas, sementes e chocolates. Por ser um estimulante, deve ser consumida com moderação para proporcionar benefícios ao corpo e à mente ³.

Continue aprendendo: Quanto tempo dura o efeito do energético no corpo?

Quem não pode tomar energético?

Além de entender que energéticos com açúcar e alto teor de sódio podem fazer mal à saúde e exagerar na dose recomendada também, é fundamental se atentar às contraindicações.

O Engov Up, por exemplo, não deve ser consumido por gestantes, lactantes e crianças. É recomendado para adultos maiores de 19 anos. E, em caso de alergias a componentes da fórmula, é fundamental procurar um médico para verificar as causas e suspender o consumo ⁶.

Qual o melhor energético sem açúcar e baixo teor de sódio?

O Engov Up é um suplemento alimentar líquido composto pela tríade de energia (cafeína, taurina e arginina) e um blend de vitaminas (B3, B5, B6, B12, colina, C e D)  que auxilia o metabolismo energético. Ele não tem açúcares na sua fórmula e possui baixo teor de sódio e menos de 10 calorias ⁶,⁷,⁸,⁹,¹⁰,¹¹.

Seus maiores benefícios são auxiliar o aumento do estado de alerta, a melhora da concentração e o bom funcionamento dos músculos e do sistema imune ⁶.

Conheça abaixo seus principais componentes!

Cafeína

A cafeína, quando ingerida em pouca quantidade, oferece muitos benefícios, como a melhora da capacidade de foco e concentração; diminuição do cansaço e da sonolência; e aumento da energia ⁷,⁸.

Taurina

A taurina é um aminoácido que colabora para a produção de energia, a melhora do desempenho físico e a ação antioxidante no organismo ⁹,¹⁰.

Saiba mais: Descubra para que serve a taurina e por que esse aminoácido é aliado à boa disposição!

Arginina

A arginina, que também é um aminoácido, auxilia a reduzir o estresse e a fadiga e ainda o pico de energia do corpo ¹¹.

Blend de vitaminas

  • As vitaminas C, B6, B12, a B3 (niacina) e B5 (ácido pantotênico) auxiliam o metabolismo energético ¹²;
  • A vitamina C auxilia no metabolismo energético, tem ação antioxidante e auxilia o funcionamento do sistema imune ¹²;
  • As vitaminas B6 e B12 auxiliam no metabolismo energético, sistema imune e no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras ¹²;
  • A vitamina D auxilia o funcionamento muscular e o funcionamento do sistema imune ¹²;
  • A colina contribui para o metabolismo lipídico (das gorduras) ¹².

Aprenda mais: Engov up: o que é e para que serve? Quais seus benefícios?

Como tomar o energético Engov Up?

Como dissemos ao longo deste texto, é fundamental respeitar a recomendação de consumo escrita na embalagem. A indicação do Engov Up é de uso adulto (>19) e de 1 (uma) lata ao dia, que possui 269ml e já vem na dose certa para o suplemento auxiliar a produção de energia ⁶.

Outra recomendação é bebê-lo gelado para ficar mais refrescante ⁶!

O Engov UP não é um medicamento. Siga as recomendações de consumo da embalagem  ⁶

Engov Up: Sua nova fonte de energia*  

Engov UP é uma bebida gaseificada composta pela tríade de energia: Taurina + Cafeína  + Arginina. Além disso, conta com um blend de Colina e vitaminas do complexo B, C e D.   

Engov UP chegou nos sabores Original, Morango + Kiwi e Melancia, todos zero açúcares, com baixo teor de sódio e gaseificados.

Escolha o seu e experimente!

Você ON, Engov UP!

Engov UP. Alimento isento de registro conforme RDC 27/2010. 

*Engov UP é um SUPLEMENTO ALIMENTAR LÍQUIDO com vitaminas do complexo B, que auxiliam no metabolismo energético, além da cafeína, que auxilia no aumento do estado de alerta e na melhora da concentração.

Saiba mais sobre Engov UP

1. Lino, Marcos Felipe Silva, e Cleomacio Miguel da Silva. Bebidas energéticas: uma questão educacional. Brazilian Journal of Development 5.6 (2019): 4483-4492.

2. Tolentino, Luiz Fernando Ferreira, e Nástia Rosa Almeida Coelho. Benefícios e malefícios de bebidas energéticas: uma revisão. Arquivos de Ciências do Esporte 10 (2022): 1-10.

3. Yonamine, Maurício, e Tatiana K. Teng. O consumo de bebidas energéticas e seus efeitos à saúde. RevSALUS-Revista Científica Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia 1.2 (2019): 61-66.

4. Soares, Jahde Abbehusen, et al. malefícios do consumo excessivo de bebidas energéticas por estudantes. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218 2.7 (2021): e27586-e27586.

5. Sarno, Flavio, et al. Estimativa de consumo de sódio pela população brasileira, 2002-2003. Revista de Saúde Pública 43 (2009): 219-225.

6. Rotulagem Engov Up

7. Alves RC, Casal S, Oliveira B. Health benefits of coffee: myth or reality? Quím. Nova [online]. 2009; 32(8): 2169-2180.

8. Glade MJ. Caffeine-Not just a stimulant. Nutrition. 2010; 26(10): 932-8.

9. Pereira JC, et al. Efeito da ingestão de taurina no desempenho físico: uma revisão sistemática. Rev Andal Med Deporte. 2012; 5(4):156-16

10. Mizuno K. et al. Mental fatigue-induced decrease in levels of several plasma amino acids. J Neural Transm. 2007; 114: 555–561.

11. Stechmiller JK, Childress B, Cowan L. Arginine supplementation and wound healing. Nutr Clin Pract. 2005;20(1):52-61

12. Brasil. Ministério da Saúde. ANVISA. Resolução nº 269 de 22 de setembro de 2005. Dispõe sobre o regulamento técnico sobre a ingestão diária recomendada (IDR) de proteína, vitaminas e minerais. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília. DF. 22 de setembro de 2005.

Últimas notícias