Se você ainda não sabe se o Engov serve para azia, continue a leitura e entenda os benefícios desse medicamento, como alívio da dor de cabeça e sintomas relacionados a ela, como indisposição e mal-estar, e ainda de alergia ¹.
Aproveite para tirar suas dúvidas sobre o Engov comprimido e entender seus benefícios e como age no estômago.
Engov serve para azia?
Já adiantamos que sim, o Engov serve para azia. Isso porque possui o hidróxido de alumínio em sua composição, responsável pela ação antiácida ¹.
O hidróxido de alumínio é um composto usado como antiácido com a finalidade de ajudar a aliviar dores e desconfortos gerados por azia, úlceras pépticas e gastrite. Ou seja, quando há alta concentração de acidez gástrica ²,³.
Além dele, a fórmula do Engov inclui ácido acetilsalicílico, analgésico que atua no alívio da dor de cabeça e sintomas relacionados, como mal-estar e indisposição ¹.
E, quando associado ao analgésico, a cafeína presente em sua composição ajuda a reduzir dores. Isso porque é uma substância que age como estimulante suave do Sistema Nervoso Central (SNC) ¹.
Por fim, há o maleato de mepiramina, que tem papel de auxiliar a reduzir a alergia devido à sua ação anti-histamínica ¹.
Saiba mais: Mal-estar no corpo: o que pode ser? Como aliviar os sintomas?
O que o Engov faz no estômago?
O Engov possui em sua fórmula o hidróxido de alumínio, que atua como antiácido, ajudando a tratar azia, úlceras e gastrite. Ele é um dos compostos do alumínio e neutraliza o ácido liberado pelas células do estômago, ou seja, contribui para o nível de pH e o de acidez ²,³,⁴.
Pesquisas apontam que o uso desse composto é seguro e eficaz, gerando nenhum ou poucos efeitos colaterais ³.
Quais os benefícios do Engov?
Os benefícios do Engov são o auxílio na redução de dores de cabeça e seus sintomas relacionados, como mal-estar e indisposição, e no alívio de manifestações de alergia e azia ¹.
Isso porque ele é elaborado com ¹:
- maleato de mepiramina (15 mg): ação antialérgica;
- hidróxido de alumínio (150 mg): ação antiácida;
- ácido acetilsalicílico (150 mg): ação analgésica;
- cafeína (50 mg): ação estimulante e ajuda a aliviar dores quando associada a analgésicos.
Qual a composição completa do Engov?
Além das substâncias citadas acima, a composição do Engov inclui também: amido, sacarose, corante amarelo de tartrazina (C.I. n° 19140), corante vermelho (C.I. nº 16185), azul de indigotina (C.I. nº 73015), dióxido de silício e estearato de magnésio ¹.
Saiba mais: Qual é a composição do Engov e como tomá-lo corretamente?
Como tomar Engov para azia?
A recomendação do uso de Engov é de um a quatro comprimidos ao dia, sem ultrapassar a dose máxima diária de quatro unidades. Indicado para uso oral e adulto, sua ingestão deve ser feita até que aconteça alívio dos sintomas, sem exceder a dose máxima para consumo ¹.
O tempo de início da ação desse medicamento varia conforme o histórico de cada pessoa. Em dores de cabeça leves a moderadas, 60 minutos após seu consumo, o Engov promove o efeito esperado. Caso os sintomas não desapareçam, é indicado procurar ajuda de um médico ¹.
O Engov tem efeitos colaterais?
Se usado na dose certa, o Engov não apresenta efeitos colaterais. Porém, é preciso não ter alergia a qualquer ingrediente da fórmula. Caso apresente alguma reação alérgica, é recomendado suspender o uso do medicamento e procurar um médico ¹.
Porém, de todo modo, os possíveis efeitos colaterais da composição do Engov são ¹:
- ácido acetilsalicílico em geral: uso prolongado em altas doses tem sido associado com necrose papilar renal;
- hidróxido de alumínio em geral: altas doses podem provocar constipação intestinal, principalmente em indivíduos com problemas renais agudos;
- maleato de mepiramina em geral: pode causar sedação;
- cafeína em geral: doses excessivas podem gerar insônia, agitação, excitação, tensão muscular, tremor, taquicardia, respiração acelerada, entre outros sintomas.
Para mais informações, consulte a bula do medicamento.
Afinal, o que é azia?
A azia é um sintoma que gera uma sensação de queimação no estômago, que pode até atingir o peito e a garganta. Ela acontece por um acúmulo de ácido gástrico no esôfago, gerado por um distúrbio da válvula que controla a passagem e o retorno das enzimas estomacais ⁵,⁶.
Outros sintomas associados à azia são o gosto ácido ou amargo na boca.
Ela pode ser causada por diversos fatores, como ⁷:
- má alimentação: e exagero no consumo de bebida alcoólica;
- alguns tipos de exercícios físicos: como agachamento;
- estresse: estima-se que cerca de ⅓ dos pacientes sentem azia devido ao estresse e à ansiedade;
- gestação: devido a alterações nos hormônios, compressão de órgãos, pressão no estômago, entre outros;
- idade avançada: gerada pelas mudanças no funcionamento do organismo, como redução de saliva e uso de muitos medicamentos.
Para que é indicado o Engov?
O Engov é indicado para adultos que apresentarem dor de cabeça e seus sintomas relacionados de mal-estar * e indisposição *; alergia; e azia. Com uso oral e disponível em embalagens de 6, 12 e 24 comprimidos, sua dose varia entre um e quatro unidades ao dia ¹.
*Relacionados à dor de cabeça.
Engov: Alívio dos sintomas
Engov é um anti-histamínico e analgésico ideal para aliviar os sintomas de ¹:
- dor de cabeça;
- azia;
- mal-estar*;
- indisposição*;
- reações alérgicas.
Vai de boa. Vai de Engov.
*Relacionados à dor de cabeça.
Engov. maleato de mepiramina, hidróxido de alumínio, ácido acetilsalicílico e cafeína. Indicação: alívio dos sintomas de dores de cabeça e alergias. MS 1.7817.0093. ESSE MEDICAMENTO É CONTRAINDICADO EM CASOS DE SUSPEITA DE DENGUE. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Maio/2024.
2. O ALUMÍNIO EM MEDICAMENTOS. abal.org.br. Disponível em: https://abal.org.br/downloads/sustentabilidade/o-aluminio-em-medicamentos.pdf. Acesso em maio/2024.
3. FREITAS, Érika Lourenço de, et al. Perfil de utilização de antiácidos por usuários da farmácia universitária da UFMG, Belo Horizonte (MG). Revista Infarma 18 (2006): 36.
4. Manual MSD. Versão Saúde para a Família. Medicamentos para o tratamento da acidez gástrica. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BArbios-digestivos/gastrite-e-%C3%BAlcera-p%C3%A9ptica/medicamentos-para-o-tratamento-da-acidez-g%C3%A1strica. Acesso em maio/2024.
5. Azia: o que é e como tratar. Dr Fernando Pechy. 2019. Disponível em: https://www.drfernandopechy.com.br/post/azia-o-que-%C3%A9-e-como-tratar. Acesso em: maio/2024.
6. Malafaia DF. Quando a azia é sinal de preocupação? Cirurgião | Dr. Felipe Malafaia. 2021. Disponível em: https://drfelipemalafaia.com.br/azia/. Acesso em: maio/2024.
7. Conselho Federal de Farmácia. Guia de prática clínica sinais e sintomas do trato gastrointestinal. Azia (acidez/ pirose) e dispepsia. Disponível em https://www.cff.org.br/userfiles/Guia%20-%20AZIA(1).pdf. Acesso em: maio/2024.