Com certeza você já ouviu falar dos benefícios do Engov. Mas, tem certeza de que sabe tudo sobre ele? Não? Pois saiba que a composição do Engov comprimido age para aliviar os sintomas de dores de cabeça e alergias, diminuindo também incômodos secundários, como azia, mal-estar * e indisposição *¹.
Disponível em embalagens com 12 comprimidos, 24 comprimidos e o strip com 6 comprimidos, ele tem ação rápida e efeito prolongado. Porém, é necessário aprender o que tem no engov e para que serve cada componente, além de verificar contraindicações de uso e a forma recomendada de consumo ¹.
Vamos lá? Leia até o final e tire todas suas dúvidas sobre esse medicamento. Boa leitura!
* Relacionados à dor de cabeça
Qual a composição do Engov comprimido?
A composição do Engov inclui os seguintes componentes: maleato de mepiramina, hidróxido de alumínio, ácido acetilsalicílico e cafeína. E ainda amido, sacarose, corante amarelo de tartrazina (C.I. n° 19140), corante vermelho (C.I. nº 16185), azul de indigotina (C.I. nº 73015), dióxido de silício e estearato de magnésio ¹.
Veja a quantidade de cada elemento da composição do Engov referente a um comprimido ¹:
- maleato de mepiramina: 15 mg (equivale a 10,7mg de mepiramina);
- hidróxido de alumínio: 150 mg;
- ácido acetilsalicílico: 150 mg;
- cafeína: 50 mg.
O tempo de início da ação deste medicamento varia conforme o histórico de cada paciente. Em cefaleias (dores de cabeça) leves a moderadas, sabe-se que em 60 minutos, após sua ingestão, tem-se o efeito esperado do medicamento ¹.
O que tem no Engov e para que serve?
O Engov é composto por ácido acetilsalicílico, um componente que atua como analgésico, ajudando a aliviar dores de cabeça. Além disso, conta com o maleato de mepiramina, que auxilia a reduzir sintomas de alergias com seu efeito anti-histamínico; hidróxido de alumínio, responsável pela ação antiácida; e com a cafeína, que age como um estimulante suave¹.
O tempo de início da ação deste medicamento varia conforme o histórico de cada paciente. Em cefaleias leves a moderadas, sabe-se que em 60 minutos, após sua ingestão, tem-se o efeito esperado do medicamento ¹.
Quanto tomar Engov comprimido?
O Engov comprimido é recomendado para pessoas que apresentam sintomas de dor de cabeça e alergias, aliviando outras manifestações associadas, como indisposição *, mal-estar* e azia ¹.
*Relacionados à dor de cabeça.
Qual a contraindicação do uso de Engov?
Assim com todo medicamento, existem algumas contraindicações do consumo de Engov, que devem ser checadas antes da ingestão. Não é recomendado que pessoas alérgicas a algum componente da fórmula; gestantes durante os três primeiros meses de gravidez; casos suspeitos ou diagnosticados de dengue; menores de 12 anos de idade (entre outras) ingiram a medicação ¹.
Confira todas as contraindicações do Engov comprimido ¹:
- pacientes com histórico de alcoolismo crônico;
- pessoas com hipersensibilidade ou alergia a qualquer componente da fórmula;
- uso simultâneo com medicamentos que deprimem o Sistema Nervoso Central e com bebidas alcóolicas;
- quem possui úlcera gastroduodenal devido à presença de cafeína;
- durante os três primeiros meses de gravidez e, após, apenas com orientação médica;
- casos suspeitos ou confirmados de dengue: o ácido acetilsalicílico possui ação antiagregante plaquetária;
- menores de 12 anos;
Outros casos devem seguir as recomendações médicas e fazer uso moderado deste medicamento ¹:
- pessoas com problemas renais;
- lactantes: devem evitar, mas, caso consumam, devem esperar até 48 horas do uso para amamentar novamente. Os componentes podem ser excretados pelo leite materno;
- portadores de diabetes, pois a composição do Engov comprimido apresenta açúcar.
Lembramos que esse medicamento pode causar doping. Por isso, consuma-o sempre com recomendação médica e de acordo com a sua indicação de uso ¹.
Qual a posologia do Engov comprimido?
O Engov é apenas de uso adulto, por via oral, e deve ser consumido de um a quatro comprimidos por dia. Respeitando a dosagem recomendada, pode ser ingerido até aliviar os sintomas da dor de cabeça e alergia e outras manifestações, como azia, mal-estar * e indisposição * ¹.
Não é recomendado exceder a ingestão de quatro comprimidos por dia. Caso os sintomas não desapareçam ou tenha dúvida sobre seu uso correto, consulte um médico¹.
Lembre-se de sempre manter qualquer medicamento fora do alcance das crianças.
*Relacionados à dor de cabeça.
Quem tem gastrite pode tomar Engov?
A resposta é não. Por ter cafeína, o Engov é contraindicado para indivíduos com presença de úlcera gastroduodenal. ¹.
Engov tem efeitos colaterais?
A composição do Engov apresenta possíveis efeitos colaterais, que variam de acordo com cada pessoa. Porém, de modo geral, a dose recomendada é segura. Pessoas com alergia a algum componente devem ficar mais atentas, pois a gravidade dos efeitos pode ser maior ¹.
Em caso de alergia a alguma substância, é fundamental suspender imediatamente o uso e procurar um médico ¹.
Outra recomendação é que a pessoa que consumir Engov comprimido não dirija veículos ou opere máquinas, uma vez que sua habilidade e atenção podem ficar prejudicadas. ¹.
Separamos abaixo alguns possíveis efeitos colaterais por cada componente da fórmula ¹:
- ácido acetilsalicílico: uso prolongado de altas doses pode causar necrose papilar renal (morte do tecido da parte externa do rim, gerando uma lesão renal aguda);
- hidróxido de alumínio: consumo de doses altas podem gerar constipação intestinal, especialmente em quem tem problema renal agudo;
- maleato de mepiramina: pode provocar efeito sedativo;
- cafeína: pode apresentar efeitos colaterais como insônia, agitação e excitação. E, em altas doses, tremor, zumbidos, taquicardia, respiração acelerada e tensão muscular.
Existe superdosagem de Engov?
Sim, existe! E, por isso, deve seguir corretamente toda a indicação de uso. Ao ingerir o medicamento em quantidades acima da recomendada, o indivíduo pode apresentar sintomas como tontura, sedação em excesso, agitação, tremores, náuseas e vômitos ¹.
Caso isso aconteça, é recomendado procurar rapidamente um médico ¹.
FAQ
Para que serve o Engov e como tomar?
O Engov serve para aliviar os sintomas de dores de cabeça e alergia e seus efeitos secundários, como azia, mal-estar * e indisposição *. Seu consumo deve ser de um a quatro comprimidos no dia. Indicado apenas para adultos.
*Relacionados à dor de cabeça.
Quem não pode tomar Engov?
Pessoas que possuem alergia a algum componente da fórmula, úlcera gastroduodenal; pacientes com histórico de alcoolismo crônico, que estão com suspeita ou confirmação de dengue; gestantes; quem tem menos de 12 anos e doença nos rins.
Engov: Alívio dos sintomas
Engov é um anti-histamínico e analgésico ideal para aliviar os sintomas de:
- dor de cabeça;
- azia;
- mal-estar*;
- indisposição*;
- reações alérgicas.
Vai de boa. Vai de Engov.
*Relacionados à dor de cabeça.