Se você está em busca de um remédio para tomar antes de beber, está no texto certo! Porém, antes, é preciso entender que a ressaca é uma consequência do consumo excessivo de álcool, caracterizada pela presença de pelo menos dois sinais, como fadiga, sede, dor de cabeça e nos músculos, enjoo, vômito, sensibilidade à luz e ao som etc. ¹,².
E, claro, ninguém deseja sentir-se assim no dia seguinte. A boa notícia é que há algumas práticas que contribuem para a redução de sintomas, mas, já adiantamos: a ressaca não tem cura, e é preciso esperar os sintomas irem embora sozinhos ²,³.
Continue a leitura e entenda qual remédio tomar antes de beber para não passar mal e o que pode ser feito para reduzir o impacto do álcool no organismo!
Remédio para tomar antes de beber e evitar ressaca: qual é o mais indicado?
Na verdade, não existe um remédio cientificamente comprovado para tomar antes de beber e evitar a ressaca e seus sintomas. Isso porque se trata de um processo do corpo, que acontece pela reação do organismo à quantidade de álcool ingerido e, por isso, não tem como escapar dela ¹.
O que existem são práticas recomendadas que ajudam a amenizar os sintomas, como hidratação, alimentação e descanso. Fora isso, basta esperar que o corpo elimine as substâncias tóxicas geradas pelo álcool, auxiliando a restaurar o seu bom funcionamento ².
Tem quem procure o que tomar antes de beber para não passar mal e consome analgésicos antes da festa ou do evento. Porém, essa prática é contraindicada porque alguns medicamentos podem ser tóxicos para o fígado ao serem combinados com o álcool, além de aumentarem a irritação do trato gastrointestinal por liberarem ácidos gástricos ².
De acordo com o Ministério da Saúde, as medidas que devem ser tomadas após a alta ingestão de bebidas alcoólicas são ⁴:
- descanso para recuperar as energias;
- ingerir água e suco para reidratar;
- consumir alimentos leves e ricos em carboidratos, como frutas, verduras, sopas e caldos, evitando comida gordurosa durante a recuperação do corpo.
O que é bom tomar antes de beber para não se embriagar?
Não tem o que tomar antes de beber para não ficar bêbado. A única solução para não se embriagar é beber com moderação, diluir a bebida em refrigerante ou água com gás, revezar o álcool com água e optar por opções com baixo teor alcoólico. Ou, então, se preferir, não beber ².
Nutricionistas recomendam alternar a bebida alcoólica com água, sucos ou água de coco para melhorar a hidratação e evitar os sintomas mais intensos da ressaca no dia seguinte ⁴.
Outra dica de o que tomar antes de beber para não ficar bêbado é se alimentar e não consumir álcool em jejum. Isso porque, quando o estômago está cheio, a absorção da bebida fica mais lenta e o fígado consegue metabolizar melhor o etanol ⁵,⁶.
Por fim, recomenda-se também ingerir alimentos ricos em proteínas e/ou em açúcar para ajudar a reduzir a absorção do álcool no organismo ⁶.
Qual remédio tomar antes de beber para não vomitar?
Se a dúvida é qual remédio tomar antes de beber para não passar mal, ressaltamos que não existe medicamento que evite o mal-estar proveniente da ressaca e episódios de náuseas e vômitos. O mais seguro é consumir com moderação e hidratar-se bastante para não prejudicar o organismo ².
As recomendações do Ministério da Saúde sobre o que tomar antes de beber para não passar mal são ⁴:
- hidratar-se com antecedência, bebendo de dois a três litros de água e sucos naturais todos os dias;
- evitar a ingestão de refrigerante, pois hidratam bem pouco o corpo;
- consumir carboidratos, verduras e legumes;
- evitar o consumo de frituras, opte por carnes magras, como frango e peixe;
- praticar atividade física regularmente, especialmente exercícios aeróbicos.
Por que ficamos bêbados?
O álcool deixa bêbado porque, ao chegar no estômago, é absorvido e entra na corrente sanguínea, sendo distribuído por todo o corpo. A embriaguez é resultado da intoxicação dos neurônios, que estão com excesso de etanol que ainda não foi metabolizado totalmente pelo fígado, contribuindo para o aumento da taxa de acetaldeído no organismo ⁶.
O acetaldeído é um metabólito proveniente da quebra das moléculas de etanol, que afeta o funcionamento do corpo e do cérebro, bloqueando neurotransmissores, por exemplo ⁶.
Outro fator que influencia diretamente o estado de embriaguez é quando a absorção do álcool pelos intestinos é mais rápida do que a capacidade do fígado de neutralizá-lo, gerando acúmulo de etanol no corpo até ser metabolizado completamente ⁶.
Por que temos ressaca?
A ressaca é consequência do consumo excessivo de bebidas alcoólicas, gerando sintomas como fadiga, dor de cabeça, azia, indisposição, mal-estar, sensibilidade à luz e ao som e enjoo. Ela é proveniente de substâncias contidas no álcool ou formadas por elas, como o acetaldeído ³.
Vários aspectos auxiliam a desenvolver a ressaca ³:
- o álcool bloqueia a liberação de vasopressina, hormônio com efeito antidiurético. Por isso há excesso de urina eliminado, gerando desidratação, já que essa substância não é produzida adequadamente;
- beber demais prejudica o sono, uma vez que gera diversas interrupções, o que ajuda a causar fadiga física e mental;
- as substâncias na bebida contribuem para o aumento dos ácidos gástricos, irritando o estômago, o que pode acarretar náuseas e vômitos;
- o aumento da inflamação no corpo que gera maior mal-estar;
- elevação de acetaldeído no organismo, que é um metabólito tóxico de curta duração.
As pessoas também perguntam
O que é bom tomar antes de beber para não se embriagar?
Não existe remédio para tomar antes de beber e evitar a embriaguez. Na verdade, há práticas a serem adotadas e proteger o organismo contra os efeitos do álcool, como: consumo moderado, opções com menor teor alcoólico, revezar a bebida com água, suco ou água de coco, beber devagar etc. ².
Qual remédio tomar antes de beber? Conclusão
Apesar de não existir um remédio para tomar antes de beber, é possível adotar práticas diárias que contribuem com a saúde do organismo. Além disso, durante o consumo de álcool, é válido se atentar às dicas dadas ao longo deste artigo para evitar ficar bêbado, ter ressaca e sentir os sintomas tão indesejados.
Caso exceda a quantidade de bebida durante algum evento ou comemoração, lembre-se de cuidar do corpo para reduzir os danos e ajudar o organismo a se recuperar adequadamente.
Engov. maleato de mepiramina, hidróxido de alumínio, ácido acetilsalicílico e cafeína. Indicação: alívio dos sintomas de dores de cabeça e alergias. MS 1.7817.0093. ESSE MEDICAMENTO É CONTRAINDICADO EM CASOS DE SUSPEITA DE DENGUE. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Outubro/2023.
2. National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism - NIH. Ressacas [internet]. Maio, 2021. Disponível em: https://www.niaaa.nih.gov/sites/default/files/publications/Hangovers_Portuguese.pdf. Acesso em: julho/2023.
3. Alcohol’s Effects on the Body [Internet]. National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism (NIAAA). NIAAA; 2021. Disponível em: https://www.niaaa.nih.gov/alcohols-effects-health/alcohols-effects-body. Acesso em: julho/2023.
4. BVS - Ministério da Saúde - Dicas de Carnaval: Hidratação: água é a melhor opção para combater exageros nos dias de folia [Internet]. Março, 2011. [Internet]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/225_carnaval.html. Acesso em: julho/2023.
5. Governo do Estado de São Paulo. Saiba como cuidar da ressaca, se abusar da bebida nas festas [Internet]. 23 dez. 2016. Disponível em: https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/saiba-como-cuidar-da-ressaca-se-abusar-da-bebida-nas-festas/. Acesso em: julho/2023.
6. Pinheiro P. Ressaca: causas, tratamento e prevenção [Internet]. 3 maio, 2022. Disponível em: https://www.mdsaude.com/dependencia/ressaca/. Acesso em: julho/2023.
7. Bula do produto Engov.