Imagem do post Sais de reidratação: o que são e como tomá-los para hidratar?

São diversos motivos que podem causar desidratação no organismo, e uma das formas de repor os líquidos perdidos é por meio dos sais de reidratação oral e até mesmo soluções prontas para o consumo ¹.

Essas soluções já incluem a quantidade adequada de substâncias essenciais para reidratar o corpo, como água e eletrólitos, que são justamente os sais minerais (ou de reidratação) ¹.

Para aprender o que são sais de reidratação, quando usá-los e como tomá-los, continue a leitura e tire suas dúvidas.

Acompanhe!

O que são sais de reidratação?

Os sais de reidratação oral são produtos que ajudam a repor a perda de eletrólitos do corpo em casos de desidratação leve a moderada, ou ainda contribuem em manter o organismo hidratado ¹ após atividades físicas ou com gasto alto de energia.

A diferença dos sais para as soluções de reidratação é que eles são apenas eletrólitos e precisam ser diluídos em água, enquanto os produtos prontos são compostos por eletrólitos e água, contendo ainda glicose ¹,².

Sendo assim, os sais para reidratação são elaborados por uma mistura seca de cloreto de sódio, bicarbonato de sódio (ou citrato de sódio), podendo conter glicose monoidratada. Se houver, é preciso separar o bicarbonato de sódio ou o citrato de sódio em embalagens diferentes ².

Leia também: Desidratação: guia completo com causas, sintomas e tratamentos

Quando usar os sais de reidratação?

Os sais de reidratação são muito utilizados para ajudar a repor líquidos perdidos por meio de vômito e diarreia aguda ³. Já as soluções costumam ser consumidas por esportistas e pessoas que realizaram grande esforço físico.

Existem três níveis de desidratação: leve, moderada e grave. Os sintomas mais comuns da leve a moderada são sede excessiva, boca e pele mais secas, redução do suor, pouca ou nenhuma produção de lágrimas e olhos fundos ³.

Sendo assim, ao aparecer qualquer um desses sintomas, é sinal de que é necessário reidratar e recuperar o corpo.

Outros sinais de desidratação podem ser: dor de cabeça, sonolência, tontura, fraqueza, cansaço e aumento do ritmo cardíaco ³.

Cabe destacar que desidratar não quer dizer que está apenas com pouco nível de água no organismo, pois ela envolve ainda a perda excessiva de sais minerais e líquidos orgânicos, como sódio e potássio ³.

Lembramos que o corpo humano tem, em média, 70% de água, sendo que o sangue possui 95%, a gordura, 14% e o tecido dos ossos, 22% ³. E isso mostra o quão importante é manter o organismo hidratado para manter seu bom funcionamento.

O corpo ainda perde líquidos ³:

  • pela respiração;
  • pelo suor;
  • pela urina;
  • pelas fezes;
  • pelas lágrimas;
  • quando está com febre.

Como prevenir a desidratação?

O primeiro passo, claro, é manter-se hidratado, bebendo bastante líquido e água diariamente. Além disso, é recomendado evitar praticar exercícios físicos ao ar livre nos períodos mais quentes e evitar a exposição direta ao sol em dias de grande calor ³.

Além disso, veja outras recomendações ³:

  • tenha cuidados com a alimentação e a higiene corporal;
  • use roupas mais leves e de cores claras para reduzir a sensação de calor e suar menos;
  • evite o consumo excessivo de álcool, já que ele promove perda de líquido pela urina.

Saiba mais: Vitaminas e sais minerais: para que servem e onde encontrá-los?

Como tomar sais de reidratação?

Os sais de reidratação, por serem uma mistura seca, precisam ser diluídos em água para serem tomados. Já as soluções de sais de reidratação (SRO) vêm prontas para consumo, contendo, geralmente, água, citrato, glicose, sódio e potássio ¹,⁴.

A recomendação para adultos de como tomar sais de reidratação é diluir o envelope dos sais em um (1) litro de água filtrada ou fervida e ingerir 100 a 150ml/kg de quatro a seis horas ⁵.

Já a solução deve ser administrada em intervalos de quatro a seis horas, com dosagem entre 50 e 100ml/kg ⁵.

Em casos de vômito e/ou diarreia, é recomendado tomar logo após cada episódio ¹.

Como recuperar, reidratar e reenergizar de forma prática?

O Engov After é um suplemento alimentar que recupera *, reidrata e reenergiza ** depois de atividades mais intensas e momentos de curtição. E isso devido à sua fórmula elaborada com glicose, sais minerais e cafeína ⁶.

A glicose é a principal fonte de energia para as células realizarem suas funções e fornecerem energia ao corpo. No Engov After, ela está presente como maltodextrina, que é um carboidrato de rápida absorção, aumentando de forma rápida o nível glicêmico ⁷,⁸.

Já os sais minerais estão presentes nas substâncias citrato trissódico dihidratado e cloreto de sódio. O sódio é muito importante para o bom funcionamento do organismo, ajudando a regulação osmótica de fluidos e a conduzir estímulos nervosos, além de atuar na contração muscular ⁹.

A cafeína, por sua vez, é um estimulante suave do Sistema Nervoso Central (SNC) e contribui para a melhora da energia, disposição, performance cognitiva e no humor ¹⁰.

O Engov After é indicado para adultos e já está pronto para consumo. A recomendação de uso é de uma garrafa ao dia, com dose ideal de 250ml, com ingestão máxima de duas garrafas.

*Recupera eletrólitos e líquidos perdidos durante a atividade intensa.

**Glicose, carboidrato fonte de energia.

***Citrato trissódico dihidratado e cloreto de sódio: fontes de sódio.

Engov After. Alimento isento de registro conforme RDC 27/2010.

Resposta rápida:

Como usar sais de hidratação?

Para usar sais de hidratação ou de reidratação é preciso dissolver o conteúdo do envelope em um litro de água filtrada ou fervida. Já a solução de reidratação oral, que é pronta para consumo, deve ser ingerida entre 50 e 100ml/kg em um intervalo de quatro a seis horas.

1. Sais e soluções para terapia de reidratação oral (TRO). Tua Saúde. 2022 . Disponível em: https://www.tuasaude.com/sais-para-reidratacao-oral. Acesso em maio/2024.

2. da Farmacopeia, Coordenação. "Sais para reidratação oral EF209-00." (2019).

3. Freitas T. Nutricionista explica como identificar se o organismo está desidratado Saúde. 2019. Disponível em: https://saude.se.gov.br/nutricionista-explica-como-identificar-se-o-organismo-esta-desidratado/. Acesso em maio/2024.

4. Oral rehydration salts www.who.int. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/WHO-FCH-CAH-06.1. Acesso em maio/2024.

5. DIARRÉIA E/OU VÔMITOS -ADULTO HIDRATADO PLANO A (Enfermeiro/Médico/Técnico de Enfermagem). Disponível em: https://www.saude.df.gov.br/documents/37101/87400/Diarr%C3%A9ia+e+V%C3%B4mitos+%E2%80%93+Fluxograma.pdf/6047d87a-bf6b-567f-ae5c-bc37e469471e?t=1648645537246. Acesso em maio/2024.

6. Rotulagem Engov After

7. A glicose e o funcionamento de nosso organismo [Internet]. Associação Brasileira de Nutrição. Disponível em: https://www.asbran.org.br/noticias/1792/a-glicose-e-o-funcionamento-de-nosso-organismo. Acesso em maio/2024.

8. Machado U.F. Transportadores de glicose. Arq Bras Endocrinol Metab. 1998; 42 (6): 413-421.

9. Lewis JL. Considerações gerais sobre a função do sódio no organismo. Manual MSD Versão Saúde para a Família. Manuais MSD; 2021. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-hormonais-e-metab%C3%B3licos/equil%C3%ADbrio-eletrol%C3%ADtico/considera%C3%A7%C3%B5es-gerais-sobre-a-fun%C3%A7%C3%A3o-do-s%C3%B3dio-no-organismo. Acesso em maio/2024.

10. Alves R.C. et al. Health benefits of coffee: myth or reality? Quim. Nova. 2009; 32 (8): 2169-2180.

Últimas notícias