O cansaço excessivo é um tema antigo, que se torna cada vez mais atual pela rotina da vida moderna, caracterizada por ser corrida e cheia de informações.
Existem muitos estudos e até mesmo livros que falam sobre o assunto, como o Sociedade do cansaço, do professor de filosofia e estudos culturais da Universidade de Berlim, Byung-Chul Han ¹.
Em um livro curto, ele apresenta o conceito dessa sociedade, marcada pelo excesso de trabalho, fluxo intenso de produção e inversão de valores: o repouso não é bem-visto, mas sim a atividade contínua. E, como consequência, geram a sensação de cansaço que uma boa noite de sono não resolve ¹.
Sendo assim, não à toa, o cansaço é uma das reclamações mais frequentes em consultórios médicos, principalmente de pacientes com a rotina sobrecarregada, sem tempo para pausas. Porém, existem diversos motivos que podem desencadear esse sintoma ².
Para entender mais, continue a leitura e confira o que pode ser cansaço excessivo, principais sintomas associados, quando se preocupar com essa sensação e dicas para reverter o quadro e aumentar sua energia e disposição.
O que pode ser cansaço excessivo?
A lista de motivos do cansaço excessivo é grande, mas resumimos abaixo as causas mais comuns da sensação daquela fadiga “interminável”, que gera sono, falta de energia e desânimo para realizar as tarefas diárias. Confira!
1. Má alimentação
A alimentação é um dos principais pilares da boa saúde do corpo e da mente. Logo, se for desequilibrada e pesada, afeta o funcionamento do organismo como um todo ³. Pense só: como você se sente depois de comer uma feijoada ou sair de uma churrascaria? Com muito sono e indisposição?
Sendo assim, os alimentos impactam diretamente a disposição. Comidas gordurosas e fritas, com alto nível de açúcar ou carboidratos ajudam a elevar o cansaço ³.
2. Dormir mal
Se o corpo e a mente não descansarem, a fadiga pode se acumular. Portanto, quando há má qualidade do sono ou noites curtas para dormir, é esperado um cansaço maior do dia seguinte, impactando a produtividade e o rendimento até mesmo nas tarefas mais simples do dia a dia ³.
3. Sedentarismo
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os exercícios físicos moderados não cansam excessivamente, eles promovem mais energia, saúde e disposição física e mental ³.
Isso porque, quanto mais tempo ficar parado, mais lento ficará seu metabolismo, gerando falta de energia e cansaço ³.
4. Estresse
Uma das causas mais comuns do cansaço excessivo é o estresse, que ajuda a gerar desgaste físico e mental, contribuindo para fadiga extrema e até mesmo dores no corpo ³.
5. Doenças variadas
Quando o cansaço não é resolvido com noites bem-dormidas, e momentos de descanso e lazer, por exemplo, é sinal de que há algum distúrbio no organismo. Logo, para resolver a fadiga, é preciso eliminar suas causas ³.
Várias doenças podem causar o cansaço excessivo com um dos sintomas, como ²,³:
- diabetes;
- insuficiência cardíaca;
- distúrbios do sono, como insônia, apneia e Síndrome das Pernas Inquietas;
- Síndrome da Fadiga Crônica;
- depressão;
- anemia;
- hipo ou hipertireoidismo;
- distúrbios reumáticos;
- hepatopatias;
- doenças renais, pulmonares e cardíacas;
- fibromialgia;
- Síndrome de Burnout (esgotamento).
Leia também: O que é maltodextrina e por que ela ajuda a aumentar a energia?
Quais sintomas estão associados ao cansaço excessivo?
O cansaço excessivo não é apenas a presença de fadiga ou sono. Ele está associado a outros sintomas que o caracterizam como, de fato, uma exaustão. Veja os mais comuns ³:
- falta de concentração;
- baixa produtividade;
- mais irritabilidade;
- dores de cabeça e nos músculos;
- sonolência excessiva;
- alterações no apetite (para mais ou menos);
- fraqueza;
- lentidão dos pensamentos;
- desânimo.
Porém, nem sempre eles representam uma doença mais séria, apenas uma necessidade de mudança no estilo e nos hábitos de vida ³. A fadiga pontual é proveniente de exercícios físicos e atividades de lazer, como brincar, nadar, fazer uma trilha, ir à praia e às festas etc.
Por outro lado, existem situações em que é preciso se preocupar com o cansaço extremo. Acompanhe a seguir!
Quando devo me preocupar com o cansaço?
Quando o cansaço demora dias ou até semanas para melhorar, ou volta com frequência, é um sinal de que existe algum distúrbio maior no corpo ou na mente. Sendo assim, é hora de procurar ajuda médica para identificar a causa e tratá-la, reduzindo o sintoma da exaustão constante ².
Uma dica é identificar os sintomas associados para o profissional de saúde investigar possíveis causas por meio de exames, como hemograma, teste de glicemia, e função dos rins, do fígado e da tireoide ².
Qual o médico que cuida de cansaço?
O médico que cuida do cansaço varia conforme os sintomas associados em cada pessoa. Se tiver distúrbio do sono, por exemplo, é preciso procurar um otorrinolaringologista. Se for mais difícil identificar, pode se consultar com um endocrinologista para investigar o problema e indicar um profissional especialista ³,⁴.
Caso perceba que o cansaço está ligado a algum desconforto emocional ou mental, como depressão, ansiedade ou estresse elevado, o especialista seria um psicólogo ou psiquiatra.
Como melhorar o cansaço excessivo?
Na ausência de doenças ou distúrbios, é possível adotar práticas para reduzir ou eliminar o cansaço excessivo. Confira algumas delas ²,³:
- ter boas noites de sono: manter uma boa higiene do sono é fundamental para aumentar sua qualidade, como evitar uso de telas, reduzir a iluminação, fazer atividades relaxantes e ter uma rotina para dormir;
- adotar uma alimentação saudável: invista em alimentos naturais, integrais, além de carnes magras e uma dieta variada de frutas, verduras e legumes. Reduza o consumo de sal e açúcar e comidas processadas, fritas e gordurosas;
- praticar exercícios físicos regularmente: atividades físicas aceleram o metabolismo e aumentam a produção de hormônios que elevam a sensação de bem-estar, disposição e prazer;
- tomar vitaminas e suplementos alimentares: fortalecem o funcionamento do corpo e contribuem para gerar mais energia, foco e disposição;
- meditar: prática meditativas auxiliam a mente e o corpo a relaxarem;
- procurar um psicoterapeuta: em muitos casos, ter um profissional acompanhando a saúde mental colabora para evitar o cansaço excessivo diante situações mais estressantes;
- beber água todos os dias: a água é essencial para manter o bom funcionamento do corpo, ajudando ainda a controlar a temperatura corporal, eliminar toxinas e garantir energia diária;
- planejar a rotina: organização ajuda a evitar estresse e, claro, cansaço extremo. Insira no planejamento momentos de descanso diários para recuperar as energias.
Veja mais: Como perder o sono rápido? 7 dicas para ficar acordado
Engov Up: tríade de energia!
O Engov Up é composto por ingredientes que auxiliam a aumentar a energia, foco e disposição, como a tríade de energia formada por taurina, cafeína e arginina ⁵.
Além disso, sua fórmula é feita com um blend de Colina + Vitaminas B6, B12, C e a Vitamina D, que contribui com o funcionamento muscular e do sistema imune ⁵.
Disponível em três sabores (Melancia, Original, e Morango + Kiwi), não possui açúcares e tem baixa caloria e baixo teor de sódio ⁵.
Engov UP. Alimento isento de registro conforme RDC 27/2010.
2. Sentir cansaço é normal? HNSG. 2017. Disponível em: https://www.hnsg.org.br/cansaco-pode-ser-doenca/. Acesso em maio/2024.
3. Campinas U. Cansaço excessivo: entenda quando essa sensação é um problema Unimed Campinas. 2022. Disponível em: https://www.unimedcampinas.com.br/blog/viver-com-saude/cansaco-excessivo-entenda-quando-essa-sensacao-e-um-problema. Acesso em maio/2024.
4. Quando procurar um endocrinologista? clinicadafamiliadf.com.br. Disponível em: https://clinicadafamiliadf.com.br/quando-consultar-endocrinologista/#:~:text=A%20fadiga%20pode%20ser%20um. Acesso em maio/2024.
5. Rotulagem Engov Up.