Se você confunde o sódio com sal de cozinha, precisa ler este texto! Afinal, 1 grama de sal contém 400 mg de sódio e, por isso, ele é só uma parte da composição desse alimento ¹.
O sódio é um nutriente fundamental para o corpo exercer diversas funções, como regular os níveis de água nos tecidos e no sangue e transmitir sinais nervosos ².
Além disso, é usado como insumo para vários setores da indústria. Uma de suas matérias-primas, o cloreto de sódio, por exemplo, possui 14 mil tipos de usos distintos ²!
Vamos aprender mais sobre ele? Continue a leitura e saiba o que é e para que serve o sódio, a quantidade ideal de consumo diário e onde encontrá-lo para manter uma vida mais saudável e equilibrada.
O que é o sódio?
O sódio é considerado um dos principais eletrólitos do organismo, que são sais minerais essenciais para manter várias funções corporais em equilíbrio. A maior parte dessa substância está concentrada no sangue e no líquido extracelular, que fica ao redor das células ³.
Sua eliminação acontece pelo suor e pela urina e, por isso, os rins atuam ativamente na regulação da quantidade de sódio no corpo ³. Logo, quando você vai mais vezes ao banheiro, por exemplo, está eliminando sódio e desidratando o organismo.
Quando há baixa concentração de sódio no organismo, é chamada de hiponatremia, e quando está alta demais, hipernatremia ³.
Para que serve o sódio?
O sódio tem funções essenciais para o organismo, como manter a hidratação e o funcionamento de nervos e músculos. Além disso, quando adicionado aos alimentos, proporciona mais sabor e textura na comida, e ainda protege os produtos contra bactérias ¹,³.
Esse nutriente participa da transmissão de estímulos nervosos do cérebro para o resto do corpo e da contração muscular. Se você exagerar em seu consumo, pode desenvolver hipertensão, doenças cardiovasculares e renais, entre outras ¹.
Afinal, por mexer na regulação de líquidos e eletrólitos no organismo, pode aumentar ou diminuir a pressão arterial.
Entenda melhor para que serve o sódio e suas principais funções para o ser humano!
Manter a hidratação do corpo
O sal é conhecido por “sugar” a água das células e elevar excessivamente a quantidade de líquidos no corpo. Sabe aquela sensação de inchaço? Pode ser acúmulo de sódio e líquidos corporais. Porém, isso só acontece quando há consumo elevado desse nutriente.
Logo, quando ingerido em quantidades baixas a moderadas, oferece muitos benefícios! Um deles é a manutenção do equilíbrio hídrico corporal, evitando que você fique desidratado ³.
Esse ponto requer uma atenção maior em idosos, por exemplo, pois costumam ingerir menos líquidos pela redução da sensação de sede, ter a eliminação de água alterada pelo desequilíbrio nos rins ou até mesmo consumir medicamentos que possuem efeitos colaterais de elevar a excreção de líquidos do corpo ³.
Controle do volume de sangue
Por ser altamente concentrado na corrente sanguínea, o sódio atua diretamente na regulação do volume de líquidos no sangue e também ao redor das células.
O organismo está sempre atento aos níveis de todos os nutrientes. No caso do sódio, quando há alta ingestão e o volume de sangue aumenta, os sensores que ficam no coração, nos vasos sanguíneos e nos rins são ativados e estimulam a produção de urina. Tudo para manter um equilíbrio hídrico perfeito no corpo ³.
Quando acontece ao contrário, a queda do volume de sangue, esses sensores atuam com a retenção de líquidos corporais ³.
Qual a quantidade ideal de sódio por dia?
Segundo orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), a quantidade máxima de consumo de sódio por dia deve ser de 2 g, o que significa 5 g de sal. Afinal, esse nutriente representa 40% da composição desse alimento ¹.
E essa recomendação é feita pela grande quantidade de pessoas com hipertensão e também pela alta quantidade de sódio consumido pelos brasileiros, que pode causar diversas doenças ao longo do tempo ¹.
Por isso, uma dica é evitar alimentos processados e ultraprocessados, que possuem alto teor de sódio, e adicionar pouco sal quando for cozinhar suas refeições em casa.
Especialistas apontam que 1 kg de sal iodado (vendido no mercado) consegue suprir uma família de quatro pessoas durante quase dois meses - 50 dias ¹.
Onde encontrar o sódio?
Como já dissemos, o sódio pode ser encontrado no sal de cozinha. Portanto, está presente na maior parte dos alimentos consumidos, sendo adicionado industrialmente ou por você, ao preparar suas refeições ².
Além disso, está presente em alguns suplementos alimentares líquidos para auxiliar a reidratar e recuperar o organismo depois de atividades físicas e momentos intensos de curtição.
Engov After
O Engov After, por exemplo, é um suplemento alimentar líquido indicado para tomar depois da prática de exercícios ou passeios e eventos que demandam muito tempo em pé, dançando ou caminhando ⁴.
Sua fórmula é composta por glicose**, sais minerais*** e cafeína, tendo como objetivo auxiliar a recuperar líquidos e eletrólitos perdidos pelo suor, pela urina, pela respiração, e outros meios de eliminação de água corporal ⁴.
E o melhor é que ele é feito na dose certa, com quantidades ideais de cada nutriente. Basta escolher os sabores disponíveis (Red Hits, Berry Vibes, Tangerina e Citrus), botar para gelar e consumir!
**Glicose, carboidrato fonte de energia.
***Citrato trissódico dihidratado e cloreto de sódio: fontes de sódio.
Saiba mais: Como tomar Engov After? Para que serve?
Engov Up
Por outro lado, pensando na necessidade de manter o consumo moderado de sódio a cada dia, o Engov Up é composto por baixo teor desse nutriente ⁵.
Esse suplemento alimentar líquido é elaborado com a poderosa tríade de energia (taurina, cafeína e arginina) ⁶,⁷,⁸,⁹ e vitaminas (B3, B5, B6, B12, colina, C e D), feito gaseificado, com zero açúcares, baixo teor de sódio e baixa caloria ⁵.
Conheça os benefícios do Engov Up ⁵,⁶,⁷,⁸,⁹:
- as vitaminas C, B6, B12, a B3 (niacina) e B5 (ácido pantotênico) auxiliam o metabolismo energético;
- a vitamina D auxilia o funcionamento muscular e o funcionamento do sistema imune;
- a cafeína auxilia no aumento do estado de alerta e na melhora da concentração;
- a colina contribui para o metabolismo lipídico (das gorduras).
Viu como dá para manter a saúde sem precisar eliminar nutrientes do cardápio? Basta consumir pouco sódio e preservar o bom funcionamento do seu corpo!
2. Região CR de Q - I. Elementos Químicos – Sódio - CRQ. crqsp.org.br. Disponível em: https://crqsp.org.br/elementos-quimicos-sodio/
3. Lewis JL. Considerações gerais sobre a função do sódio no organismo. Manual MSD Versão Saúde para a Família. Manuais MSD; 2021. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-hormonais-e-metab%C3%B3licos/equil%C3%ADbrio-eletrol%C3%ADtico/considera%C3%A7%C3%B5es-gerais-sobre-a-fun%C3%A7%C3%A3o-do-s%C3%B3dio-no-organismo
4. Rotulagem do produto Engov After.
5. Rotulagem do produto Engov Up.
6. Schaffer S, Kim HW. Effects and Mechanisms of Taurine as a Therapeutic Agent. Biomol Ther (Seoul). 2018; 26(3):225-241.
7. Alves RC, Casal S, Oliveira B. Health benefits of coffee: myth or reality? Quím. Nova [online]. 2009; 32(8): 2169-2180
8. Glade MJ. Caffeine-Not just a stimulant. Nutrition. 2010; 26(10): 932-8.
9. Sales RP, et al. Efeitos da suplementação aguda de aspartato de arginina na fadiga muscular em voluntários treinados. Rev. Bras. Med. Esporte [online]. 2005; 11 (6): 347-351.