Imagem do post Falta de concentração: o que fazer? Veja as principais causas!

A falta de concentração é frequente na sua rotina? É difícil ficar focado na mesma tarefa ou acabar o que começou? Saiba que há como colocar algumas ações em práticas para melhorar seu foco e fazê-lo durar por muito mais tempo.

Afinal, quando a concentração está baixa, é comum se sentir frustrado e culpado, pois a produtividade nos estudos, no trabalho e nas tarefas diárias reduz e atrapalha o planejamento semanal.

O mais importante é controlar a mente na hora da falta de concentração ¹,². Não é fácil, a gente sabe. E como fazer isso de forma mais prática?

Leia até o final e confira o que é falta de concentração, possíveis causas e dicas para melhorar seu foco e atenção com mudanças em hábitos e estilo de vida.

Acompanhe!

O que é falta de concentração?

Para entender o que é falta de concentração, precisamos trazer o conceito de concentração. Esse termo significa a capacidade de uma pessoa se focar em uma tarefa durante um certo período e manter o pensamento totalmente retido na atividade, ignorando outros estímulos internos e externos ¹.

É o foco que determina o nível de atenção naquela tarefa ¹.

Sendo assim, a falta de concentração acontece quando um indivíduo não consegue escolher, atender ou responder a certos estímulos em detrimento de ignorar outros ².

Em um exemplo prático, ela ocorre quando você precisa terminar um trabalho específico, como a realização de um relatório, mas não evolui na atividade e para toda hora para olhar notificações no celular.

No livro Will Power & Self Discipline, o autor Remez Sasson apontou que a concentração quer dizer controle da atenção seguindo a vontade da pessoa. Logo, é a capacidade de focar em um pensamento, assunto ou objeto, ao mesmo tempo que exclui outros pensamentos, sentimentos e sensações ³.

O que causa falta de concentração?

No mundo moderno, são muitos os motivos que causam falta de concentração nas pessoas, desde maus hábitos diários até possíveis distúrbios físicos, mentais e emocionais ².

Veja abaixo o que causa falta de concentração geralmente.

  • Distrações excessivas: estar conectado às redes sociais ou a múltiplas telas prejudica o foco e a concentração pelo alto volume de informações ³.
  • Má qualidade do sono: se o sono for insuficiente, o estado de alerta diminui, afetando a concentração e até mesmo a memória de curto ou longo prazo ³.
  • Falta de exercício físico: a atividade física oferece muitos benefícios, como dormir melhor, relaxar, aliviar o estresse, ter mais disposição e para aumentar o foco e a concentração ³.
  • Alimentação ruim: os alimentos afetam o funcionamento do corpo e cérebro. Quando pouco nutritivos, podem gerar cansaço, sonolência excessiva, falta de concentração e perda de memória ³.
  • Ambiente externo: existem pessoas que possuem dificuldade de se concentrar com muito barulho ou até mesmo silêncio excessivo. Até mesmo a iluminação e a temperatura afetam a capacidade de atenção ³.

Além dessas causas, cabe destacar ainda outras, como cansaço extremo, falta de organização, realização de duas ou mais tarefas ao mesmo tempo e determinados distúrbios mentais, físicos e emocionais ²,³.

Algumas doenças relacionadas à dificuldade de concentração são Síndrome de Burnout, depressão, ansiedade, TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e dislexia ².

Nesses casos mais complexos, é fundamental consultar um especialista para avaliar suas condições e determinar o melhor tratamento ².

Leia também: Como cuidar da saúde mental e manter o bem-estar diário?

Como melhorar a falta de atenção e concentração?

Chegamos agora à parte prática: o que fazer para melhorar (e aumentar) a capacidade de atenção em uma tarefa ou um assunto?

Confira dicas de como melhorar a falta de atenção e concentração!

1. Invista em uma boa noite de sono

O sono promove diversos benefícios ao corpo, ajudando-o a restaurar toda a energia que foi gasta, e ao cérebro, que precisa de um tempo de descanso para assimilar as informações ².

Sendo assim, quando cansado, é provável que o indivíduo reduza seu estado de alerta e atenção.

Por isso, invista na qualidade do seu sono diariamente!

2. Pratique exercícios físicos

Os exercícios físicos são os melhores aliados do corpo e da mente. Eles ajudam a ²:

  • ter mais disposição e espantar a preguiça;
  • controlar o peso;
  • melhorar o sono e o funcionamento geral do organismo;
  • aliviar o estresse e ansiedade;
  • prevenir doenças.

3. Elimine as distrações

Sabe o celular que fica o tempo todo ao seu lado, recebendo notificações constantemente?

Ele é uma das maiores distrações modernas que atrapalham a concentração em atividades. Por isso, deixe-o no modo silencioso ou até mesmo mais longe para não ficar tentado a conferir as novidades ².

4. Tenha uma boa alimentação

Os alimentos são o combustível do organismo e, por isso, se forem bons, ajudam a melhorar seu funcionamento, afetando a capacidade de concentração da mente. Se o corpo estiver em jejum, por exemplo, faltará energia ao cérebro para executar as tarefas necessárias ².

Tenha uma alimentação saudável e consuma frutas, vegetais, alimentos ricos em fibras e oleaginosas (como nozes e castanhas) ²,³.

Além disso, evite alimentos e bebidas muito açucarados que geram picos de alta e queda de açúcar no sangue, pois causam sonolência e tontura ³.

Saiba mais: Vitaminas e sais minerais: para que servem e onde encontrá-los?

5. Faça pequenas pausas

Fazer pequenas pausas ao longo do dia é benéfico ao cérebro e ajuda a evitar a falta de concentração. Com um foco duradouro em uma atividade ou objeto, é possível que a atenção diminua com o longo tempo ³.

Por isso, pausar rapidamente contribui para melhorar a concentração depois ³.

Se estiver estudando ou trabalhando durante muito tempo, experimente levantar, se mover, beber uma água e bater um papo rápido com outra pessoa. Perceba que, ao voltar à tarefa, sua mente estará mais relaxada e com facilidade de concentração ³.

Uma dica para treinar a mente e desenvolver capacidade de se concentrar é trabalhar o desenvolvimento da memória, do raciocínio lógico e das habilidades de resolver problemas e processar informações. Como? Por meio de jogos como quebra-cabeças, sudoku e xadrez, por exemplo ³.

Cabe destacar que melhorar o foco e a concentração não acontece de uma hora para outra. É preciso identificar possíveis causas, mudar os hábitos e investir em ações que colaborem para um cérebro mais relaxado, com mais capacidade de atenção quando for preciso.

6. Consuma suplementos alimentares

Certas substâncias possuem ação direta no cérebro, contribuindo para a melhora do foco e da concentração. O guaraná e a cafeína, por exemplo, são muito usados para aumentar a disposição e o estado de alerta e atenção ⁴,⁵.

O guaraná é composto por metilxantinas, que são estimulantes do Sistema Nervoso Central (SNC), promovendo efeitos positivos no desempenho físico e mental. Pesquisas apontam que ele ajuda a melhorar a atenção quando ingerido em doses mais baixas do que altas ⁴.

E o mesmo acontece com a cafeína, quando ingerida em níveis baixos a moderados. Ela também é um estimulante suave do SNC e colabora para o aumento do estado de alerta e a melhora da concentração, além de reduzir a sonolência e o cansaço, elevando a energia do corpo ⁵.

O Engov Up, por exemplo, é composto com a tríade de energia: taurina, cafeína e arginina. Além disso, contém um blend de Colina + Vitaminas B6, B12, C e a Vitamina D, que auxilia no funcionamento muscular e do sistema imune ⁶.

Feito com zero açúcares, baixa caloria e baixo teor de sódio, o Engov Up está disponível em três sabores: Original, Melancia e Morango com Kiwi ⁶.

Engov UP. Alimento isento de registro conforme RDC 27/2010.

Respostas rápidas

Por que nossa concentração fica ruim?

A concentração pode ser afetada por diversos motivos, como: distrações excessivas, má qualidade do sono, falta de atividade física, alimentação desequilibrada, cansaço e ambiente externo, como barulhos, temperatura e iluminação. Além disso, algumas doenças geram falta de foco, como TDAH, Síndrome de Burnout, depressão e ansiedade ²,³.

O que fazer quando se tem falta de concentração?

Para melhorar a concentração no trabalho e nos estudos, é preciso: ter boas noites de sono, praticar exercícios físicos regularmente, eliminar distrações (como o celular), ter uma boa alimentação, fazer pequenas pausas e consumir suplementos alimentares que ajudam a aumentar o estado de alerta e atenção, como Engov Up ²,³,⁴,⁵,⁶.

Saiba mais sobre Engov UP

1. RAY, SONIA, et al. "INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE CONCENTRAÇÃO." CONCENTRAÇÃO NA PERFORMANCE MUSICAL: CONCEITOS E APLICAÇÕES: 15.

2. Campinas U. O que causa a dificuldade de concentração e o que ela pode significar? Unimed Campinas. 2023. Disponível em: https://www.unimedcampinas.com.br/blog/saude-emocional/o-que-causa-a-dificuldade-de-concentracao-e-o-que-ela-pode-significar. Acesso em: maio/2024.

3. 15 maneiras de melhorar o foco e a concentração [Internet]. posgraduacao. 2022. Disponível em: https://www.tudosobreposgraduacao.org/post/15-maneiras-de-melhorar-o-foco-e-a-concentra%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: maio/2024.

4. Silva, Briane Pardinho da. "Relação entre consumo de guaraná (paullinia cupana) e atenção: uma revisão sistemática." (2021).

5. Alves RC, Casal S, Oliveira B. Health benefits of coffee: myth or reality? Quím. Nova [online]. 2009; 32(8): 2169-2180.

6. Rotulagem do Engov Up.

Últimas notícias